sábado, 3 de abril de 2010

Amêndoas


A questão não é nova. Mas, volta e meia, há que recordar a dificuldade em fotografar as tradicionais amêndoas da Páscoa.
Ainda que sejam amêndoas, há-as de todos os tipos, regra geral bem doces, onde o açúcar e o chocolate fazem suporte principal.
A simbologia, bem mais que serem amêndoas ou serem doces, é a similaridade com o ovo. Esse sim, é o símbolo da época, significando o renascer, a Primavera, o bom auspicio para um ano farto e de boas colheitas.
Mas o problema em fotografar as amêndoas da Páscoa não reside nelas mesmas mas antes em quem circunda o espaço a fotografar. Se não é imposta alguma disciplina, algum tipo de regra inviolável, quando damos por nós das amêndoas sobram as embalagens e um ar meio culpado, meio sorridente, dos presentes.
É assim que descobri que a melhor forma de se poder fotografar amêndoas nesta altura do ano, o melhor mesmo é impor que elas podem ser comidas à-vontade desde que manuseadas exclusivamente com os pauzinhos chineses, ou k’uai-tzu, se quisermos usar o termo original.
Garanto que, no final da sessão estão quase todas por ali.

Texto e imagem: by me

Sem comentários: