segunda-feira, 22 de março de 2010

Sou profissional, talvez


Tenho-me na conta de, no que a coisas de televisão diz respeito, ser um profissional!
Procuro fazer o que faço o melhor que posso e sei e isto por três tipos de motivos: Se o dinheiro que me pagam é verdadeiro, também o meu empenho o deve ser; o público nada tem que ser objecto dos eventuais problemas que possamos ter, a nível interno ou pessoal; tenho satisfação naquilo que faço.
Já aquilo que faço em fotografia, faço-o por puro amadorismo! Ao contrário do profissional de tv que sou, só fotografo o que quero, quando quero e como quero. Já que o meu principal objectivo é a minha satisfação.
É por haver esta diferença de atitude que estou em crer que, um destes dias, deixarei de ser profissional em televisão. Deixarei que as minhas emoções se sobreponham ao profissionalismo e, se de facto tiver que fazer este trabalho em concreto, fá-lo-ei cuspindo no principal interveniente. Coisa que nunca fiz em mais de 30 anos de ofício!
Refiro-me eventual regresso de Herman José à RTP!
Este senhor aprendeu grande parte do que sabe nesta empresa. Foi nela também que ganhou o estatuto que o guindou ao lugar que hoje ocupa no panorama humorístico nacional. A dado passo da sua carreira, zangou-se com esta estação televisiva e foi trabalhar para a concorrência. E usou nela tudo aquilo que aprendera anteriormente para denegrir a imagem da casa que o criara como artista. Passando por piadas, afirmações ou dixotes que, a coberto de serem humor, ultrapassavam os eventuais limites de boa e sã convivência.
Pois agora, depois de ser “zangado” com essa tal concorrência, irá aqui regressar, como se nada se tivesse passado, quiçá dizendo, com um sorriso, tratar-se do regresso do filho pródigo.
Por mim é mal vindo! Não consigo nem esquecer nem perdoar tudo aquilo que fez para prejudicar a casa onde trabalho e, consequentemente, eu mesmo. Enquanto eu andei a fazer o meu melhor, ele fez o possível para o destruir. E isso não lhe perdoo!
Enquanto profissional de TV, tive à frente da minha câmara todo o tipo de gente, da mais ilustre à mais ignóbil. A todos tratei por igual. Neste caso não o conseguirei e, se não puder evitar trabalhar com ele, garantido: cuspir-lhe-ei em cima!

Texto e imagem: by me

1 comentário:

Lurdes Guerreiro disse...

Exemplifique! Dê exmplos amigo! Mostre! Refira o que ouvio! O mal deste país é as palavras ficarem no ar! o meu amigo diz que o Herman fez e aconteceu mas não dá exemplos! isso tem muita piada..... é a velha história do ataque sem fundamento... o ataque com a frase feita e com a ideia pré-concebida! Ele é adorado na estação por ter sido e SER o maior! é um genio da televisão! coordena tudo e consegue sempre a excelência. Já dizia um personagem do saudoso Herman Enciclopedia (agora em dvd) " as opiniões são como as vaginas, quem quiser dá-las, dá-las!" Bem haja (hoje sinto-me feliz por constatar que estou em Portugal - a inveja REINA)