sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Quiosque refresco


Já aqui tinha estado, pouco tempo depois da inauguração. Na altura tentei relembrar velhas sensações gustativas, bem velhas. Pedi um capilé, bebida da minha meninice, a par com a groselha.
E, ou bem que as recordações se desvaneceram de todo, ou bem que o que me serviram não era o que bebia há quarenta anos atrás. Acredito ter sido minha a falha.
Desta feita fui pela certa: um café. Melhor ou pior, café é café e, com um pouco de sorte, e para estar de acordo com o local, poderia até ser “de saco. Não era!
O que me não surpreendeu foi a simpatia da mocinha que me atendeu que, conjugado com o olhar lindo (que não fotografei desta vez), compunha qualquer ramalhete, por muito mau que fosse. Que, aliás, quase me fez desculpar o terem-me servido o café em copo de papel.
Bem que perguntei por uma chávena de loiça ou, melhor ainda, por um copo de vidro de fundo grosso, como os usados em tempos, aqueles que o quiosque quer recriar. Mas não tive sorte nenhuma.
Não apenas ali não haveria espaço para a máquina que os lavaria como, sendo de papel, sempre eram bem mais ecológicos que os de plástico. Tive que me conformar!
O que já não colheu concordância foram as palhetas de plástico no lugar de colheres de metal. E, assim, mais uma vez, pedi um copo de água, onde lavaria a colher que trago comigo, mexeria o café e a lavaria de novo, antes de a guardar no mesmo estojo onde trago as canetas, as “pens” de memória, etc..
E se a simpática da mocinha de olhos bonitos os abriu de espanto perante o meu pedido alternativo, o que me respondeu em troca deixou-me no mesmo estado: os copos que ali usam para refrescos ou águas são feitos de amido de milho. Nada de plásticos ou outros sintéticos. 100% natural e rapidamente reciclável pela natureza. Tendo o único defeito de não suportarem bebidas quentes, situação que os leva a usar os de papel.
Haverá, certamente, outros motivos de ordem comercial que os levam a terem estas opções. Mas, e pela parte que me toca, se bem que a nostalgia do quiosque peça determinada baixela, ganharam um cliente!
Ali mesmo, no Largo Camões, bem no centro de Lisboa!


Texto e imagem: by me

Sem comentários: