sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Sem comentários!


Bancos querem ser pagos pelos impostos que cobram em nome do Estado
Na habitual carta que envia todos os anos ao governo antes da elaboração do Orçamento do Estado, a Associação Portuguesa de Bancos (APB) já enviou a sua lista de sugestões para o Orçamento de 2010. Este ano, na lista de pedidos apresentados, a APB reclama para os bancos o pagamento de uma contribuição em troca dos impostos que o sector liquida e cobra em nome do Estado.
A notícia é avançada pela edição do Jornal de Negócios de hoje, destacando o jornal que a lista da APB, liderada por António de Sousa, tem 24 sugestões dadas ao Governo. O principal pedido refere-se ao pagamento do serviço de liquidação e cobrança de impostos que os bancos fazem em nome do Estado. Em causa está, por exemplo, a retenção de IRS que é feita sobre os juros dos depósitos que os bancos liquidam aos seus clientes e entregam ao Estado…
Na proposta enviada ao ministro Fernando Teixeira dos Santos, a APB, escreve o Jornal de Negócios, justifica-se pelo facto de “as instituições financeira, pilares incontornáveis na transferência de grandes fluxos monetários, terem vindo a assumir um papel cada vez mais relevante no fornecimento das informações legalmente exigíveis”. Por isso, deve ser “analisada e introduzida uma compensação das instituições financeiras em face dos custos gerados pela retenção e liquidação dos mais diversos impostos e, bem assim, o cumprimento de todas as obrigações acessórias”.


Texto: in Público.pt
Imagem: by me

Sem comentários: