terça-feira, 29 de setembro de 2009

On photography - Feliz aniversário


Como tenho dito já muitas vezes, fazer retratos é das actividades fotográficas mais difíceis que conheço.
Estava a terminar a montagem da minha câmara quando surge este casal. Muito bem disposto, sempre a rir e falando em castelhano, quiseram fazer uma fotografia. E quando depois falámos mais um pouco, ele identificou-se como sendo António Skarmeta, o que me deixou a sentir bem pequenino, muito pequenino. O autor de “O carteiro de Pablo Neruda”.
Mas foram mais longe e disseram-me que era a véspera de aniversário da senhora. Em tom de brincadeira, propus-lhes fazer uma outra, como que prenda de anos. Desta feita com a Pentax. E quiseram que fosse feita dançando.
Fiz cinco imagens, que lhas mostrei, escolhi uma e imprimi. A de cima. Porque a alegria deles e o relacionamento feliz que transbordava não podia deixar de estar representado e o seu olhar imperava.
Pois a senhora preferiria que tivesse impresso a segunda, que os pés estavam bem mais em posição de baile.
Fazer passar a mensagem e, ao mesmo tempo, satisfazer o cliente, é a tarefa ingrata de quem fotografa pessoas.
Feliz aniversário!


Texto e imagem: by me

Sem comentários: