domingo, 12 de julho de 2009

A menina dos cigarros


A menina dos cigarros estava ali para vender cigarros.
Venderia igualmente fósforos, não fossem os fósforos já terem uma menina nas histórias.
Mas a menina dos cigarros também poderia vender automóveis, alfaces, apartamentos ou bilhetes de cinema.
Acontece que de menina pouco já teria. Um pouco mais alta que eu, o seu sorriso, a fatiota, o recheio da fatiota e como o recheio usava a fatiota denotavam não ser novata nestas coisas do marketing, cigarros ou o que quer que seja.
Tentou convencer-me a experimentar uma nova variedade de uma conhecida marca de cigarros. Sendo que sou consumidor, faz muitos anos, de uma outra marca que até nem é americana, não me convenceu. Ainda lhe perguntei o que esta nova teria de diferente das já existentes, mas mais não disse que lhe tinha agradado quando provou, que as leis do tabaco não permitem a adjectivação nestes produtos.
E ficámos assim, sorriso para cá, sorriso para lá, a menina dos cigarros ali especada a abordar os clientes (à distancia bem que reparei que só os homens), o excêntrico das barbas indo tomar o cafezinho da ordem e entrando no recinto das compras, que tudo isto se passou no super cá do bairro.
Agora o que me convenceu, de facto, foram os olhos da menina dos cigarros. Um pouco sub dimensionados para com o resto do corpo, mas talvez por estar ali de pé, sabe-se lá há quanto tempo, estrategicamente colocada para vender cigarros novos junto com a sua imagem. E esta muitos seriam os que quereriam comprar, que menina dos cigarros era de encher o olho.
A tal ponto que eu mesmo não resisti. Com o saco de compras na mão, que poucas e leves eram, abordei-a e propus-lhe um negócio desonesto:
Compraria eu um desses novos maços de cigarros e, em troca ou como brinde, levaria comigo também uma fotografia dos seus olhos.
E nem houve que fazer grandes conversas: a menina dos cigarros deu-me logo um sim de caras. Ou porque seria uma quebra na rotina de vendedora, ou porque achou graça à abordagem, ou porque mais uma menos uma fotografia tanto se lhe dava. Que a menina dos cigarros muitas fotografias haveria já de ter feito.
Depois de quatro disparos, que o vento não ajudava com os cabelos, mostrei-lhas e ainda me soube perguntar se quereria tentar de novo. Confesso que foi este “tentar de novo” que estragou o ramalhete, que o tom era de quem estava mais que habituada a estar em frente a objectivas e que o aspecto do fotógrafo não lhe inspirava confiança.
Os cigarros estão ali, já guardados para uma situação de falta de previsão tabágica da minha parte. A fotografia está aqui, como prova factual da estória. E dela não fiquei com nome, apenas “a menina dos cigarros”.


Texto e imagem: by me

Sem comentários: