sexta-feira, 8 de maio de 2009

Novas oportunidades


Este é um cartaz de propaganda promovida pelo Estado Português.
Refere-se ao programa “Novas oportunidades”, onde os cidadãos terão possibilidade de, através da continuação dos estudos, enveredar por novas carreiras, mais aliciantes e bem pagas.
Até aqui tudo bem! Sem dúvida que o conhecimento é uma boa base de partida para uma boa carreira profissional. Compensadora a nível da satisfação pessoal e da remuneração.

No entanto, vejo este cartaz a pergunto-me o que esperará os jovens que sigam este aviso. Há algo aqui de tão errado, mas de tão errado mesmo, que se eu fosse empregador poria sérias dúvidas em contratar que se me apresentasse desta forma.
Dão por ela? Não? Prestem um pouco de atenção!



Nada ainda?
Bem, mais de trinta anos de ofício em televisão tenho eu e nunca, mas nunca mesmo, vi um operador de câmara segurar a sua ferramenta deste jeito. Nunca no ombro esquerdo!
Conheço já não sei quantos modelos de câmara, por experiência própria e por ver demonstrações e catálogos. E, juro, nunca vi um modelo concebido para ser usado no ombro esquerdo. E, de tal, bem que se queixam os canhotos e aqueles que têm dificuldade em usar o olho direito no visor.
Donde, que raio de formação poderá ter um jovem que assim aprenda a trabalhar? Transportar a câmara às costas, como se de um saco de batatas se tratasse e segurando-a por um dos seus pontos fracos? Para já não falar na ergonomia do apoio de ombro, feito e adaptado para o direito.

Talvez que este cartaz, para além do “sorriso Pepsodente”, tenha uma outra mensagem que se me escapa. Talvez que eu tenha que seguir este programa de “Novas oportunidades” para aprender algo de novo no meu ofício. E deitar fora os trinta anos dele que tenho!



Texto e imagem: by me

Sem comentários: