terça-feira, 3 de março de 2009

Foi ali


Foi ali, mais coisa menos coisa, que tive o privilégio de fotografar alguém que me fez sentir particularmente pequeno.
Com uma idade provecta, como os factos que me relatou não podem deixar de mostrar, fez a seu tempo tradução durante os Julgamentos de Nuremberga. Esteve lá, ouviu todas aquelas barbáries de acusação e de defesa e foi sua função relata-las noutra língua.
Não se de Alemão para Inglês, se de Alemão para Russo, se de Alemão para Francês.
Em qualquer dos casos, fez História e fez parte da História!

Em frente da minha objectiva, de vídeo ou de fotografia, já passaram muitas e bem conhecidas personagens do mundo, quer se tratasse do mundo da política, das artes, da religião, do desporto.
Mas poucas, se alguma, intervieram nos acontecimentos recentes da Humanidade, como esta pessoa. Ainda que num papel apagado, tão apagado que não lhe encontrei referencia nas buscas que fiz na web. Nem de nenhum dos outros tradutores que lá estiveram, se algum ainda é vivo.

Pelo que esta pessoa fez, o meu obrigado por o ter feito!
E por me ter feito a honra de se deixar fotografar pela minha câmara!



Texto e imagem: by me

Sem comentários: