quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Dúvidas do pacote


Um destes dias, estava eu pacatamente à espera do comboio, na estação lá do meu bairro, e dou com isto:
Um pacote de elite jogado fora, partilhando o espaço sobre o cascalho da via com pedaços de jornais velhos, pontas de cigarro, lenços de papel e toda uma miríade de objectos que, porque velhos e inúteis, são arremessados para linha sem escrúpulos ou civismo.
Esta situação aguçou o meu espírito crítico. Que, juntamente com os dizeres “venda proibida”, bem podiam ter acrescentado que o lixo é nos contentores e que, em tratando-se de embalagens, até há alguns específicos para isso. E, se o leite, ainda que comprado fora do país, pese embora a produção nacional estar a ser forçadamente reduzida, é para dar apoio às crianças em idade escolar e com falta de recursos, bem que podiam aproveitar a ocasião em ensinar-lhes mais esta.
E, pensando nestes termos, mais coisa, menos coisa, tratei de fotografar o que via. Fiz várias imagens com abordagens diferentes já que, em redor do pacote, existiam outros detritos e embalagens. Entre elas uma caixa de “Donetes”, vazia como se pode imaginar.
Passou o tempo e ontem, antes de sair de casa, constatei que não tinha nenhum tema pronto para colocar on-line. Nem fotografia tratada nem texto escrito. E, dando uma olha nas fotografias ainda constantes no cartão da câmara, dei com esta e com as demais.
Em três penadas, passei-a de quase quadrada para assumidamente rectangular, como gosto, e ajeitei o contraste as cores. Deixei o texto para escrever no comboio, o que costumo fazer, e guardei a imagem em memória portátil.
Qual não foi o meu espanto, numa pausa do trabalho, ao constatar que já lá constava outra imagem já trabalhada do mesmo assunto. Teria eu, no dia da tomada de vista, feito o trabalho e a guardado para mais tarde.
Mas o que me deixou mesmo boquiaberto foi o facto de então, tal como ontem, ter optado pela mesma fotografia. E então, tal como ontem, ter feito o mesmo tipo de reenquadramento e restantes ajustes de imagem. A ponto de ser necessária uma observação atenta para encontrar as diferenças entre elas.
Com intervalo de duas semanas encontrei exactamente as mesmas soluções técnicas e estéticas para tratar uma fotografia.

Não sei se, perante tal, devo ficar satisfeito se receoso.
Satisfeito por constatar que tenho opiniões sólidas sobre composição e fotografia. E não grandes hesitações em como a abordar.
Receoso por constatar que, em duas semanas pouco aprendi de diferente sobre tal e repeti os raciocínios já tidos.
São, talvez, este tipo de dúvidas que me fazem ficar acordado para a vida e a criatividade.



Texto e imagem: by me

Sem comentários: