sábado, 10 de janeiro de 2009

Caution – achtung – attention - cuidado


Volta e meia faz-me sair do sério!
Temos nós uma língua tão rica, bonita, multicultural e antiga e temos que recorrer a expressões estrangeiras, usar material importado e falar outros idiomas para nos fazermos entender.
Este tipo de avisos, colocados no chão em lojas e locais onde existe água (por acidente ou em resultado de limpezas), deixa a expressão portuguesa para ultimíssimo plano! Qualquer um dos outros idiomas – inglês, alemão, francês – pelo simples facto de estarem noutra cor ou escritos na diagonal, chamam muito mais a atenção que o clássico “cuidado” luso.
Quase que poderia afirmar que quem os manda colocar assim receia mais os eventuais processos por indemnização que um qualquer forasteiro possa levantar, com mais poder argumentativo que nós mesmos, que os danos que possa causar à maioria dos clientes, por sinal, portugueses.
Se há coisas em que, com a globalização, ficámos todos a ganhar, noutras, como é o caso das vertentes culturais e linguísticas, vamos perdendo todos os dias um pedaço mais. E, se não tivermos cuidado, até à extinção total!


Texto e imagem: by me




Sem comentários: