quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Demagogia


As coisas são como são e a demagogia não é excepção!


No final de Novembro, o governo veio anunciar medidas de redução de custos para os passageiros dos transportes públicos de Lisboa. Isto aconteceu com a introdução de novos sistemas de bilhetes pré-pagos, válidos para mais que uma empresa e era ainda anunciado um desconto de 5% a quem, na mesma viagem, usasse mais que um operador de transporte.
Medida simpática, tanto mais que o incentivo ao uso do transporte colectivo como alternativa ao privado é algo que se impõe. Por motivos económicos, por motivos sociais, por motivos ecológicos, por motivos de descongestionamento da cidade.

Aquilo que não foi anunciado – não o ouvi nas TVs nem o li na imprensa – foi o aumento do preço do bilhete pré-comprado!
Uso-o tanto na Carris como no Metro, em pacotes de 10 viagens. É mais prático e bem mais barato que o preço dos comprados a bordo dos autocarros.
Mas, para minha surpresa, na última compra que fiz estes bilhetes tinham aumentado a significativa percentagem de 10,7%. Dez viagens compradas no dia 19 de Novembro custaram-me 7,51€ e o mesmo produto, comprado em 5 de Dezembro custou 8,10€.
Os tais “5%” de desconto para quem use mais que um operador diluem-se nos 10% de aumento para quem apenas use um!
Feitas as contas, as viagens pré-compradas ficam mais caras, seja qual for os número de operadores de transporte que se use. Entre 5 a 10 por cento mais caro.
Isto numa altura em que o preço do petróleo está a descer, estando a menos de metade do que estava há uns meses atrás, e numa altura em que os próprios combustíveis ao consumidor estão mais baratos também.

No dia em que encontrar um político num posto de governação que tenha passado um mês inteirinho sem mentir aos seus concidadãos, pago um almoço às primeiras dez pessoas desconhecidas que encontrar no primeiro restaurante que vir.
Até porque, e como se cantava há uns anos atrás, “Demagogia, feita à maneira, é como queijo, numa ratoeira!


Texto e imagem: by me

1 comentário:

perplexo disse...

O Metro extinguiu o bilhete de ida e volta. Eu que o usava, depois de ser roubado nos carregamentos de maior valor (comprovei que, às vezes, cobravam mais que uma viagem ao passar nas cancelas electrónicas), sou obrigado a usar o bilhete simples. Além disso, o bilhete simples custa 80 cêntimos, mais 50 cêntimos do cartão. Posso reaver os 50 cêntimos? Sim, mas agora, só nas estações centrais.

Alguém tem que pagar os desfalques do BPN... Adivinha quem?