segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Wheels versus legs


Há poucos meses abri um outro espaço na web. Chamei-lhe Wheelsverusulegs tem como objectivo a denúncia daquilo que considero atentados à segurança de peões através do estacionamento automóvel.
De então para cá, e sem que seja uma obsessão, sempre que encontro uma viatura estacionada no passeio ou passadeira e que obrigue quem circule a pé a seguir pelo asfalto, fotografo-a. E publico a imagem, com a respectiva matricula, indicando a data e o local onde foi feita.
Não é um espaço muito visitado, bem pelo contrário. Até porque o nome foi bem mal escolhido. Mas vou fazendo alguma publicidade dele junto de quem conheço. Não para que veja as estatísticas a mudarem mas antes para que quem quer que o visite verifique o erro das atitudes ali mostradas.
Bem curioso de verificar são as reacções de quem o vê, em função dos seus comportamentos habituais. Há quem fique escandalizado com aquilo que constata, o que me deixa surpreso, já que é o nosso quotidiano, infelizmente.
Há quem ponha em causa a legalidade do blog, tendo em atenção a vertente da protecção de dados. Mas, até eu que sou um defensor acérrimo desta questão, aqui não vejo problema. Acontece, porém, que estes que levantam este tipo de objecções (e outros), são exactamente aqueles que sei, por suspeita ou constatação, que praticam o estacionamento selvagem, ignorando quem anda a pé.
Os quatro piscas e o argumento de ser apenas por um minuto (os minutos deles têm, em regra, muitos segundos) são o suficiente para justificar este tipo de parqueamento. E os peões que se desviem, que sempre é mais fácil eles irem para o asfalto que a viatura arrumada na faixa de rodagem a impedir a circulação das demais. Quanto mais não seja porque, neste caso, haverá pela certa uma qualquer patrulha de polícia a autuar, o que não sucede nos passeios.
Por mim, continuarei a fotografar e a publicar, quanto mais não seja como forma de protesto. Ainda que não adiante enviar o link para as autoridades, a fim de evitarem que nesses locais tal suceda. Fechar os olhos dá bem menos trabalho que tratar de papelada.
Além do mais, e sei-o em primeira mão, algumas das viaturas assim parqueadas pertencem a agentes de forças policiais, e não ficaria bem levantar problemas a camaradas!


Texto e imagem: by me

Sem comentários: