domingo, 27 de abril de 2008

Up grade, down grade, maybe


Tenho, ao longo dos anos, afirmado que todas as câmaras são boas.
O que as diferencia, desde que funcionem sem avarias, são as suas capacidades ou potencialidades. Estará, assim, nas mãos de quem as usa tirar partido do que elas são capazes e aterem-se a isso sem quererem ir mais longe.
Mas se o tenho dito, admito, não o tenho feito muito. O equipamento que tenho vindo a ter tem sido, na medida das possibilidades, o que de melhor venho conseguido arranjar, tanto no que respeita a suporte como ópticas e métodos de exposição.
Desta vez resolvi inverter a tendência. Depois de procurar um pouco e de ter perguntado diveresas vezes em diversas lojas, se tinham uma câmara fotográfica que também fizesse chamadas telefónicas, acabei por comprar um telemóvel (ou telefone celular como assim deve ser chamado) com câmara fotográfica incorporada.
Algumas características se impunham desde logo:
3 MegaPixel de resolução de mínimo;
Funcionamento pelo método de “Idiot proof”, ou seja, totalmente automática, com possibilidade de controlar alguns aspectos, se o entendesse;
Que, para funcionar não tivesse que aumentar de tamanho, ou seja, que não fosse do tipo “slide”;
Que, caso possuísse flash, este pudesse ser anulado;
Que estivesse dentro de uma gama de preços que não o tornasse tão caro quanto uma câmara fotográfica convencional.
A escolha acabou por recair, passe-se a publicidade, no modelo k800i, da Sony-Ericsson. Tem muitas mais possibilidades em todo o seu sistema que as que irei usar, pela certa, mas como telefone portátil e câmara fotográfica cumpre os requisitos.
E, durante uns tempos, conto usar este equipamento a par com a câmara reflex, fazendo um exercício de estilo de me ater ao que ela pode fazer e sem usar dessa coisa asquerosa a que dão o nome de “zoom electrónico”. O que a objectiva, por si mesma, fornecer, será o que usarei, com eventuais correcções posteriores, como sempre fiz.
Veremos – eu e quem por aqui passar – se darei corpo ao que tenho afirmado!


Texto e imagem: by me (with a phone camera)

Sem comentários: