quinta-feira, 10 de abril de 2008

Preço da chuva


Poucas vezes me tinha acontecido. Umas duas ou três, no máximo.
Mas talvez devido à gripalhada que andou por aqui a rondar ou, quem sabe, ao maldito dente com mau feitio que tem manifestado um carácter de uma tarântula com uma crise hepática, a verdade é que fui apanhado de surpresa. E o meu guarda-chuva virou, na verdadeira acepção da palavra. Deixou de “me” guardar da chuva para passar a guardar “a” chuva no seu côncavo invertido. Uma forte rabanada de vento de direcção insuspeita assim o levou a tal.
Eis-me, assim, com um inútil feixe de varetas metálicas e tecido nas mãos, tentando em vão fazê-lo regressar à sua função original: proteger-me. E, entretanto, tomando o segundo banho do dia, bem massajado de todos os lados, sem esquentador ou toalha por perto. Que também não ficaria por ali por muito tempo, por via do vento.
Furioso mas conformado com a inevitabilidade dos factos consumados, tratei de o colocar num contentor de lixo próximo e, protegendo-me como podia nos beirais e soleiras de porta, continuar o caminho para o trabalho, sabendo que lá mais em baixo, perto da estação, haveria onde comprar outro, a troco de trocos ou pouco mais.
Foi assim que me estreei a entrar naquela loja de bairro que, em tempos, terá sido “dos trezentos” e que ainda não foi abarbatada por gente de tez amarelada, sem “R’s” na fala e com um sorriso permanente no rosto.

Guarda-chuvas, tem?”, perguntei pingando como se eu mesmo fosse um.
Ainda tenho aqueles dois ali e outros modelos aqui, neste cesto.” Foi o que ouvi da rechonchuda senhora que fazia guarda junto à caixa.

Os tais dois eram mais ou menos convencionais, de tamanho moderado e robustez mediana. Os outros eram de encolher para transporte, óptimos para essa função mas pouco práticos quando abertos e sob as intempéries.
Peguei num dos grandes, sopesei-o, abri-o (“Pode ser aqui dentro que não sou supersticiosa. E já abriram tantos hoje aqui…” disse-me ela sorrindo), constatei da sua praticabilidade e decidi-me:
Está vendido! Quanto é?
E fiquei de boca tão aberta quanto o maldito dente permitiu, pouco faltando para parecer o bendito guarda-chuva propriamente dito.
Um euro e setenta. É o que está na etiqueta.
E era. E era igualmente incrível como poderia ser tão barato. Menos que um maço de cigarros! Menos que uma refeição, mesmo das económicas! Menos que uma viajem para o trabalho!
A minha cara deve ter espelhado isso mesmo. E foi a vez do garoto, de uns treze anos e que estava ao lado da lojista, se pronunciar:
Não se preocupe com o preço! Se se estragar ou se o perder não lhe fará pena e sempre poderá comprar outro!

Ora batatas! Ainda este não saberá bem o que é ganhar a vida ou dar um presente a uma namorada, e já está integralmente imbuído do espírito consumista e facilitista da sociedade moderna! Usar e deitar fora, não importa o quê!
Não me fiquei e, enquanto procurava os trocos para o negócio, perguntei-lhe pelo relógio. Não o tinha. E perguntei-lhe pelo telemóvel. Claro que tinha! E perguntei-lhe ainda se o tinha comprado por ser barato e descartável ou se por ser bom e fazer aquilo que se queria dele.
“Porque gostei dele e não quero deitar fora! E ainda foi barato!”

Espero que tenha entendido (mas não acredito) que na vida, tal como nos guarda-chuvas e nos telemóveis, o factor preço é apenas um elemento da equação e nem sempre o mais importante.
E o belo do guarda-chuva, a preço da chuva, tem feito nestes dias de tempestade o seu trabalho regular e solidamente, valendo bem mais que o que paguei por ele.
E valendo, certamente, muito mais que o salário que uma qualquer criança asiática terá recebido para o fazer!

Sem comentários: