quarta-feira, 2 de abril de 2008

E dinheiro, aceita?


No meu bairro, as mercearias estão em vias de extinção. Na minha rua já não as há e as que sobram, lá do outro lado do dormitório, lutam ingloriamente contra o poder negocial das grandes superfícies que compram por atacado e à tonelada, com meses de antecedencia. E que promovem PVP’s quase imbatíveis.
Assim, quer goste quer não – e não gosto – sou obrigado a recorrer aos supermercados, onde as caras das operadoras de caixa mudam consoante o ciclo lunar e a duração dos contratos, para quem a preocupação em bem atender os clientes se prende mais com a opinião que a supervisora poderá ter que com a satisfação dos compradores, regulares ou não.
De cada vez que lá vou e os produtos que quero passam pelo vermelhinho leitor de códigos de barras, quem os manuseia pergunta-me automáticamente:
Tem cartão cliente?
E eu, com um ar muito atrapalhado, abrindo bem os olhos e apalpando os bolsos, returco:
Não! É obrigatório?
É a vez do espanto quebrar a rotina da expressão quasi ausente da mocinha e dela ouvir, tranquilizadora:
Não, não é. Mas se o tivesse teria um desconto de x%.

Pois é! Tal como em muitas outras circunstancias, também nos supermercados não quero alimentar as enormes bases de dados onde o meu nome se alia à marca de papel higiénico, ao tamanho dos ovos que como ou ao tipo de aroma de café que prefiro.
Não me apetece que gente que não conheço saiba a meu respeito coisas que desconheço.
Não me apetece que um qualquer SIS (privado ou público) um dia me bata à porta ou aborde na loja dizendo-me que estou a quebrar a rotina de compras e consumos e que, após tantos anos não posso passar de papael suave para extra suave. Ou equivalente!
Também por isso me desagrada pedir a factura no acto de compra ou pagar com cartão multibanco ou de crédito. E quando me perguntam como vou fazer o pagamento, afirmar com ar ingénuo:
Em dinheiro. Aceita?
Que em tudo o que puder me oponho e oporei a um “Big Brother” invisível, omnipresente, omnisciente e, a menos que façamos algo, omnipotente!

1 comentário:

perplexo disse...

É incrível mas com cartão cliente de uma marca de combustíveis é possivel ouvir da operadora de caixa:
- Como hoje é o seu aniversário tem direito a mais 100 pontos, com os nossos parabéns!