quarta-feira, 26 de março de 2008

Uma sugestão


O processo de “saber ler imagens” acaba por ser, ao contrário do que pode parecer, bem mais complexo que o “saber ler palavras”.
Os códigos não são tão explícitos, as interpretações podem ser múltiplas e as mensagens podem estar ou não claras, podendo havê-las subliminares, o que se pode tornar perigoso.
Num mundo onde a imagem, mais que rainha, é imperatriz, o domínio desta técnica torna-se vital, tanto para quem as produz como para quem as consome.
Indo ainda mais longe, eu diria que esta área do conhecimento deveria ser elemento obrigatório no ensino básico, como forma de preparação do jovem para o mundo em que vive e viverá.

O livro aqui referido “Ver, compreender, analisar as imagens” de Laurent Gervereau, editado pelas Edições 70 na sua magnífica colecção “Arte e comunicação”, não é completo.
Mas sendo que não acredito que exista alguma obra completa na matéria, é um óptimo ponto de partida para quem queira aprofundar a questão, por curiosidade ou ofício.
Tropecei nele há pouco tempo, meio perdido numa das poucas boas livrarias que ainda existem em Lisboa. O prazer que tive em o ler será, certamente, suplantado pelos extras de conhecimento e método que daí me advieram.

Recomenda-se vivamente!

Sem comentários: